06/03/2024 às 23:43 DICAS CASAMENTO

O Guia Definitivo Para Organizar Um Casamento Perfeito

504
10min de leitura

Estou noiva, e agora por onde começar a organizar o meu casamento?

Essa dúvida com certeza deve estar pairando pela sua cabeça neste momento, não é mesmo? Mas não se preocupe preparamos um guia rápido para você organizar o seu casamento!

Organizar o casamento não é uma tarefa fácil. São muitas coisas para pensar e por esse motivo resolvemos trazer uma lista de tudo o que você precisa saber para organizar o seu grande dia!

Sem mais delongas, vamos a lista...

Os 15 principais passos para você organizar o seu casamento são:

1. Escolha a sua data.

2. Faça um checklist.

3. Defina o estilo e escolha o local do seu casamento.

4. Defina um Orçamento.

5. Defina o Número de convidados

6. Defina os principais fornecedores

7. Estrutura e Iluminação

8. Vestido de Noiva e Traje do Noivo.

9. Padrinhos, Daminhas, Pajens e Demoiselles.

10. Lista de Presentes

11. Convites

12. Contrate uma cerimonialista

13. Contrate os Fornecedores Principais

14. Gerador

15. Tenha uma reserva para imprevistos.

1. Primeiramente escolha a sua data de casamento, a data é um fator importantíssimo, para alguns casais, está data pode ter um significado, para os mais românticos pode ser a data de aniversário de namoro, o primeiro beijo do casal ou a primeira troca de olhares, mas sabemos que nem sempre isso será possível e caso vocês não queiram esperar poderão escolher uma outra data disponível que gostem. Outro ponto que você deve se atentar é que o orçamento do seu casamento estará atrelado diretamente ao mês e o dia que você escolher casar, por exemplo se vocês escolherem meses mais disputados como janeiro, maio e setembro, ou se o seu caso for casar em meses menos disputados como julho e agosto os valores podem variar bastante, outro fator importante para se atentar é com o destino da sua lua de mel, saber a data do seu casamento vai te ajudar a saber se será uma época boa para viajar para o destino que vocês escolherem. Por isso pense bem qual data seria ideal para vocês.

Dica – Para a escolha da data se atente para não escolher datas muito próximas a feriados, eleições e mega eventos.

2. Fazer um checklist do casamento vai ajudar muito para que vocês não deixem passar nenhum detalhe, esse checklist deve conter todos os detalhes que vocês precisam resolver até a data do seu casamento, por exemplo ele deve conter o local do seu casamento, o número de convidados, fornecedor que precisam ser contratados, enfim, faça uma lista completa e mantenha ela sempre preenchida para não se perder. Assim vocês poderão garantir que não se esqueçam de nada, uma dica importante é que você pode contratar uma acessória para te ajudar com todos os detalhes inclusive com o preenchimento deste checklist.

3. Definir o estilo do seu casamento provavelmente será uma experiência prazerosa para o casal, o estilo de vida e a personalidade do casal vai influenciar diretamente na escolha de vocês, existem diversos estilos de casamentos que são tendências hoje em dia, é bem provável que vocês gostem de pelo menos 2 ou 3 estilos, os principais são: Rústico, Rústico Chic, Clássico, Vintage, Bucólico, Temático, Elopement Wedding, Minimalista, Boho, Industrial, Personalizado entre outros, não iremos entrar em detalhes dos estilos aqui porque temos que continuar a nossa lista rs, mas pesquise quais estilos existem e escolha o que mais combina com o casal. Após escolherem o estilo do casamento, vocês podem começar a escolha do local. Divirtam-se!

DICA – Use a rede social, Pinterest, Se você ainda não conhece, a hora é agora. Além de ser uma fonte infinita de inspiração, nesta ferramenta você pode organizar suas referências virtualmente para consultar quando quiser enquanto estiver organizando seu casamento. Experimente!

4. Agora que vocês já escolheram a data e o estilo do casamento de vocês é hora de definir um orçamento, esta parte fica a critério de vocês, vocês escolhem o quanto querem e podem investir, geralmente esta decisão será influenciada pelo significado que este dia tão especial, que é o casamento de vocês, tem em suas vidas esse será o ponto de partida para que vocês possam determinar o quanto da sua renda, ou até mesmo de suas economias, será destinado para esse grande dia.

5. A lista de convidados do casamento é um item muito importante pois ela interfere diretamente em todos os itens acima, principalmente no orçamento que vocês pretendem investir, definir o número de convidados do casamento vai te ajudar a saber se o local para a cerimônia e para a festa comportam este número de convidados, e também a ter um orçamento mais assertivo de todos os fornecedores que vocês terão que solicitar orçamentos.

6. Chegou a hora de definir os principais fornecedores para o seu casamento, aqui vamos listar os mais importantes que não podem faltar:

 a. Local da Festa e Cerimônia

   Decidam onde será a cerimônia e logo após escolham o local para a recepção, se for se casar em São Paulo e estiver procurando por Igrejas, veja este artigo com as 10 igrejas mais procuradas para se casar em São Paulo.

 b.Buffet

   Este é um item bem pessoal, o casal precisa definir qual será o cardápio servido e qual os estilos de serviços, os tipos de serviços são:

   Serviço Americano - Muito popular entre as noivas brasileiras, no estilo americano são montadas ilhas ou estações com as opções de comida da festa. As pessoas comem na hora que quiserem, o que quiserem e o quanto quiserem. Essa liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar.

   Desgustação/Finger Food (volante) - A proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas podendo comer de pé ou em lounges. O interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, podendo usar colheres, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas, etc. Proporciona uma festa mais dinâmica sem altos e baixos já que a comida é servida o tempo todo.

  Empratados - Neste estilo, os pratos são servidos prontos, e vão até a mesa dos convidados em um determinado horário. A maior vantagem é que os seus convidados não precisam se deslocar para comer – o que pode ser útil especialmente para festas com muitas pessoas da terceira idade.

  Brunch - Mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre. Pode ser servido a partir das onze horas da manhã e durante toda à tarde. O que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação, o que barateia consideravelmente os custos finais. Um cardápio de brunch inclui quitutes típicos de café da manhã, como pães variados, geleias e frios, bolos com e sem cobertura e outras comidinhas mais substanciosas, como omeletes, saladas e tortas salgadas.

 Coquetel (volante) - Opção mais utilizada para os casais que possuem um orçamento mais baixo, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne. É um serviço volante no qual são servidos canapés e salgados quentes, fritos e assados, podendo ou não ser seguido de um prato.

  Serviço à Francesa - Muito raro nos casamentos brasileiros, o serviço à francesa é um jantar sentado no qual o prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva. Já as entradas e as sobremesas são servidas no prato. É o serviço mais requintado.

  c. Banda e/ou DJ

Este item vai animar a sua festa e os seus convidados! As opções são inúmeras, pesquise e contrate um bom músico para animar a sua festa.

  e. Foto e Filmagem

    Fotografia e filmagem de casamento são de extrema importância e é um serviço prestado por profissionais e artistas únicos. Então se você gosta de um determinado fotógrafo ou videomaker, é melhor se apressar e contratar logo. Diferente de fornecedores como Bolo de Casamento e Decoração, os fotógrafos e videomakers bons só podem atender um único casamento por vez. É clichê e todo mundo diz isso, mas um bom videomaker ou fotografo realmente faz diferença. Lembre-se que as cenas do seu casamento ficarão na sua memória, no seu filme e no seu álbum. Não economize nestes itens!

  f. Decoração e Iluminação

    Decoração é um item muito importante para o seu casamento ela vai ornamentar e personalizar o seu casamento deixando o ambiente mais aconchegante e agradável, mas não se esqueça da iluminação que é muito importante para enfatizar a sua decoração, afinal você não quer que sua linda decoração não apareça.

  g. Alianças

    Não podemos nos esquecer das alianças para o casamento, A palavra aliança tem origem no latim alligare, que significa relação de proximidade, de união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.

  h. Bolo e Doces

    Não há dúvidas que o Bolo de Casamento é um convidado mais que especial. Seja os mais tradicionais ou mais rebuscados que dependem da criatividade e do estilo dos noivos, o importante é que a sua simbologia seja levada à diante nas comemorações daquele que é o momento mais importante do casal – o casamento.

7.Estrutura e Iluminação são os dois pilares da decoração. De nada adianta contratar o melhor decorador de casamento se você não contratar uma boa empresa de estrutura e uma de iluminação que sabe o que faz.

A estrutura, como o nome já diz, faz a base da decoração, com palco, pista de dança e estrutura em geral. É o alicerce do evento. Então você deve perguntar quais materiais eles usam, medidas de segurança que tomam e etc.

Uma estrutura mal feita pode arruinar seu dia, caso um acidente aconteça. Então não contrate ninguém menos que o melhor para essa função.

Já a iluminação tem o poder de ressaltar a beleza da sua decoração e trazer vida à cenografia da festa.

Entretanto a iluminação de casamento mal feita pode arruinar suas fotos e vídeo. Luzes pontuais sobre os noivos durante a cerimônia irão fazer com que os convidados fiquem escuros ao fundo, pois a câmera não consegue ter boa latitude.

Luzes coloridas ao lado do altar ou caramanchão poderão deixar a pele de vocês, do celebrante e dos pais, com cor e impossível de consertar na edição de fotos e vídeos.

8. E claro o Vestido de Noiva e Traje do Noivo, estes são itens muito importantes que irão variar de acordo com o local, tipo de cerimônia e festa que vocês irão escolher. Se for verão, aposte em mangas curtas e se for inverno aposte em mangas longas e pense em um casaco ou echarpe. O mesmo serve para o noivo, padrinhos e madrinhas.

9. Padrinhos, Daminhas, Pajens e Demoiselles - Decida se você terá as figuras dos padrinhos, pajens, damas de honra e demoiselles em seu casamento.

Vai ter? Se sim, é bom você já ir convidando essas pessoas. Faça isso pessoalmente ou pelo menos por telefone, não envie uma mensagem pelo WhatsApp, pelo amor de Deus. Hahaha…

Essas pessoas precisam de mais tempo para se programar e merecem uma atenção maior da sua parte.

Explique a todos que eles terão que se doar um pouco mais a vocês. Terão que chegar mais cedo, além de precisarem usar uma roupa um pouco mais especial.

No caso dos pajens e damas, é de muito bom gosto você oferecer a roupa que os mesmos precisarão usar e não repassar esse custo aos pais dos pequenos.

10. Lista de Presentes, você tem várias opções de lista de casamento, como: lista de presentes fictícia, lista de presentes com cotas para lua de mel e lista de presentes tradicional.

A lista de presentes tradicional é aquela que você vai até a loja (ou pela internet), seleciona os itens que quer ganhar e os recebe em casa. Tudo mesmo, até os presentes repetidos. rs

Porém, algumas lojas aderiram a uma variação dessa lista para melhorar a experiência dos noivos, é a chamada lista de presentes fictícia. Pesquise e veja qual se encaixa melhor para vocês.

11. O convite do Casamento deve ser escolhido assim que definirem o tema principal da festa, a paleta de cores, o estilo da decoração, o horário e o local, para poder inserir essas informações no convite. Depois que tiverem decidido tudo isso, fica mais fácil escolher os elementos do convite.

12. Se você achar necessário pode contratar uma cerimonialista para te ajudar, afinal são muitos detalhes para se atentar e ter uma pessoa/equipe responsável por isso vai te ajudar muito, inclusive no dia do casamento, para que tudo saia perfeito.

Dica – Geralmente cerimonialistas tem uma lista de fornecedores que podem te indicar, mas não fique presa a esta lista, somente contrate os fornecedores que vocês realmente gostarem e se sentirem a vontade, afinal esta lista provavelmente representa uma parcela muito limitada diante de todas as possibilidades que vocês podem ter. Sinta-se a vontade para pesquisar outros fornecedores e peça para que a sua cerimonialista intermedie as negociações.

13. Chegou a hora de contratar os fornecedores para o casamento, se você contratou uma cerimonialista, ela vai te ajudar neste momento. Se não é esse o seu caso, faça uma lista dos principais fornecedores que você precisará contratar: local, buffet, carro, trajes, foto, filmagem, celebrante e etc, entre em contato e peça orçamento para todos. Depois de ter os orçamentos, comece a contratá-los logo. É normal que os profissionais bons de verdade tenham a agenda lotada ou limitada a cobrir um só casamento por final de semana, principalmente fotógrafos e videomakers, por isso garanta logo a sua data.

14. Gerador - O casamento é o dia em que oficializamos o maior passo em busca da felicidade. E para que o momento seja perfeito, uma das principais precauções que o casal deve ter é com a luz.

Muitos casais não imaginam que o seu casamento, não pode faltar um gerador de energia, muitos espaços para casamentos oferecem, mas se não for o caso do seu, é muito melhor se prevenir do que arriscar, e sabemos que uma queda de luz pode transformar o dia tão especial em um verdadeiro fiasco.

Neste caso, seja para corrigir um problema de emergência no sistema da rede, ou para prevenção, o aluguel de geradores acaba sendo uma “mão na roda”.

15. Tenha uma reserva para imprevistos, entre os objetivos do seu orçamento, não se esqueça de deixar sempre uma reserva de segurança. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento — e é preciso que o casal esteja preparado para lidar com eles.

Gostou das discas!?

Aqui em nosso site você sempre vai encontrar ótimas dicas que vão te ajudar a casar sem estresse e com estilo.

Ainda não contratou o filme para o seu casamento!? Vamos adorar conhecer a sua história! Solicite agora o seu orçamento abaixo.

Solicite um orçamento para a sua FILMAGEM DE CASAMENTO aqui ! 👇🏼

Clique no botão abaixo para conhecer os nossos filmes:


06 Mar 2024

O Guia Definitivo Para Organizar Um Casamento Perfeito

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento Casamento em São Paulo casamento na igreja Casamento na Praia Casamento no Campo Casamento Perfeito Como Organizar Um Casamento Organização de Casamento

Quem viu também curtiu

06 de Mar de 2024

15 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Casamento

28 de Fev de 2024

5 Lugares Incríveis Para Casar Ao Ar livre Em São Paulo

06 de Mar de 2024

10 Igrejas Mais Procuradas Para se Casar em São Paulo

Olá, solicite o orçamento para o seu Filme de Casamento agora mesmo pelo Whats!
Logo do Whatsapp