06/03/2024 às 22:13 DICAS CASAMENTO

Cerimônia De Casamento Na Igreja x Casamento Civil

655
5min de leitura

Não há dúvida de que organizar um casamento é um momento emocionante e desafiador. Com uma grande quantidade de decisões para tomar sobre o grande dia, você estará analisando cada detalhe; de onde a tia Maria vai sentar, até o esmalte que você vai usar!

Mas uma das maiores decisões a tomar é se deve ter uma cerimônia de casamento na igreja ou uma cerimônia civil. Ambos têm seus méritos, por isso é uma decisão muito pessoal de cada casal. Aqui nós examinamos os prós e contras de ambos.

Casamento Civil x Casamento na Igreja

Temos o privilégio de viver em uma sociedade que celebra as muitas culturas e crenças diferentes que a formam. Como tal, cerimônias de casamento na igreja e casamentos civis são opções disponíveis para casais. No entanto, os números mais recentes revelam que as cerimônias tradicionais da igreja estão em declínio, representando apenas um quarto de todos os casamentos hoje. 

Religioso x Civil – qual é a diferença?  Bem, existem dois fatores principais – religião e localização.

Se você deseja uma celebração religiosa, pode optar por uma cerimônia de casamento na igreja. Para muitos casais que escolheram essa abordagem tradicional, dizem que seus votos em uma igreja é uma das partes mais importantes do grande dia, você pode ter uma igreja local que significa muito para você, ou você frequenta, portanto, isso talvez seja óbvio. escolha para você.

O outro fator é a localização. Se você sempre sonhou em dizer "sim" no topo de uma colina, na praia ou se preferir uma ocasião não religiosa, o casamento civil é a opção alternativa.

O Que Esperar de Uma Cerimônia de Casamento?

Os casamentos religiosos realizam-se em uma igreja, capela ou qualquer outro local religioso, presididos por um padre, vigário ou santo oficial. Muitos optam por uma cerimônia de casamento na igreja não apenas por motivos religiosos, mas também porque gostam da tradição da ocasião.

Na igreja católica, ambos os casais precisam ser cristãos batizados, e um deve ser católico. Aulas de casamento também podem ser necessárias. No entanto, seu parceiro não precisa ser religioso ou praticar a religião católica para se casar na igreja, neste caso é necessária uma autorização especial para casamentos "mistos" ou de "diferentes cultos"

Casar em uma igreja versus fora significa que você pode desfrutar de toda a pompa e cerimônia de um casamento tradicional. Isso inclui a noiva usando um vestido de noiva e o noivo de terno.

Se, por exemplo, você decidir ter um casamento civil no exterior e quiser uma bênção católica depois, isso é possível. Casar-se na Igreja Católica após uma cerimônia civil é reconhecido como 'convalidação'. Isso permite que os casais retomem seus votos em uma cerimônia oficializada.

Planejando Um Casamento Na Igreja

O primeiro na organização de sua cerimônia de casamento na igreja é falar com o padre ou vigário em sua igreja de preferência. Eles provavelmente vão querer sentar e discutir o casamento com você com algum detalhe.

Como o grande dia será determinado pela cerimônia de casamento, é importante confirmar isso antes de reservar os locais da recepção ou fornecedores. As igrejas podem ser reservadas com meses de antecedência, então procure avisar com a maior antecedência possível; idealmente pelo menos seis a doze meses.

O Que Esperar de Uma Cerimônia Civil?

Embora os casamentos civis sejam mais populares que os religiosos, muitos casais ainda não sabem o que é uma cerimônia civil e o que ela implica.

Simplificando, uma cerimônia civil é um casamento não religioso juridicamente vinculativo. É oficiado por um representante legal ou representante civil.

Geralmente, eles acontecem em um cartório ou prefeitura, mas os casais também têm a liberdade de se casar em qualquer local com um representante aprovado. Isso agrada a muitos casais que desejam dizer seus votos em cenários deslumbrantes; como praias, montanhas ou o campo.

Casal recém casados feliz saindo da igreja cortejados pelos padrinhos e convidados
Casamento religioso vs Casamento civil

Costuma ser um encontro mais descontraído, onde o casal pode se vestir como quiser, além de definir a cerimônia para ser tão curta ou longa quanto desejar. Os casais têm a flexibilidade de incluir leituras bíblicas, poemas ou extratos que sejam significativos para eles, em vez de cópias prescritas.

Os casamentos civis também se prestam a casais do mesmo sexo.

Planejando Um Casamento Civil

Um casamento civil pode ser organizado em menos de um mês. No entanto, como em qualquer celebração, é melhor reservar o local escolhido o mais cedo possível para evitar decepções.

Com uma cerimônia civil, você tem muito mais opções e liberdade para estilizar sua cerimônia como desejar, a opção de dizer 'sim' na praia ou com seu próprio estilo. Há mais opções quando se trata de uma cerimônia civil e mais flexibilidade para fazer como você deseja.

Ao contrário das igrejas, os cartórios podem realizar várias reservas em um determinado dia, então tendem a ter melhor disponibilidade.

Qual é o Certo Para Mim?

A maioria dos casais já terá uma ideia do tipo de casamento que deseja. Seja uma escapadela tropical com votos na praia, uma tradicional cerimônia de casamento na igreja ou qualquer outro tipo de encontro para celebrar suas núpcias. De certa forma, sua escolha já pode ser determinada antes de começar.

Escolher um casamento civil é ideal para um encontro não religioso descontraído, oferecendo também maior flexibilidade nos locais. No entanto, uma cerimônia de casamento na igreja integra tradições muito queridas em um contexto religioso, que muitos acreditam ser a base da constituição do casamento.

Há vantagens e desafios com ambos. O fator mais importante ao decidir um casamento civil versus um casamento na igreja é que o casal feliz é exatamente isso – feliz.

Afinal, o casamento é a união de duas pessoas muito apaixonadas, que desejam jurar lealdade inabalável uma à outra pelo resto de suas vidas. O contexto em que isso acontece deve ser um reflexo do casal e seus valores, tanto quanto é sobre religião, local ou tradição. Só então um casal pode decidir qual é o caminho certo para começar seu longo e emocionante futuro juntos.


Gostou da lista? Tem sugestões ou dúvidas que gostaria de ver por aqui? Deixe nos comentários prometemos escrever um artigo falando sobre o assunto!

Aqui em nosso site você sempre vai encontrar ótimas dicas que vão te ajudar a casar sem estresse e com estilo.

Ainda não contratou o filme para o seu casamento!? Vamos adorar conhecer a sua história! Solicite agora o seu orçamento abaixo.

Solicite um orçamento para o seu filme aqui ! 👇🏼

Clique no botão abaixo para conhecer os nossos filmes:


06 Mar 2024

Cerimônia De Casamento Na Igreja x Casamento Civil

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento Civil Casamento Civil ou Religioso Casamento Religoso Cerimônia

Quem viu também curtiu

06 de Mar de 2024

15 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Casamento

28 de Fev de 2024

5 Lugares Incríveis Para Casar Ao Ar livre Em São Paulo

06 de Mar de 2024

10 Igrejas Mais Procuradas Para se Casar em São Paulo

Olá, solicite o orçamento para o seu Filme de Casamento agora mesmo pelo Whats!
Logo do Whatsapp